domingo, 5 de outubro de 2008

ESCOLHENDO A BOA PARTE - (LC 10:38-42)

(Carlos Ramalho)
.
Particularmente sempre gostei de escrever acerca de temas e assuntos de interesse comum e principalmente acerca de situações que costumo observar e viver no meu cotidiano.

Cada artigo que escrevo tem por objetivo ministrar uma palavra ao coração de cada pessoa que o lê, além de falar do amor e esperança que temos em Jesus Cristo, afinal a bíblia diz em Provérbios 12:25 que a “Ansiedade do coração do homem o abate, mas uma boa PALAVRA O ALEGRA” e definitivamente quem não gosta de uma boa palavra?

Assim, dentro deste contexto, busco ser um portador de boas novas para abençoar vidas de pessoas que muitas vezes nem mesmo me conhecem. E o gratificante de tudo isto, é que, recentemente algumas pessoas passaram a me ligar perguntando se eu havia parado de escrever, uma vez que, já são quase quatro meses que não envio nenhum artigo como de costume.

Para que eu possa dar continuidade neste texto, permita-me, fazer aqui, uma breve parada e comentar algo muito interessante.

A bíblia relata no livro de Lucas, capítulo 10, versículos 38 ao 42 que certa vez Jesus se hospedou na casa de Marta e Maria, as quais tinham um irmão por nome Lázaro, o mesmo que Jesus havia ressuscitado certa vez.

A bíblia diz que Maria ficava assentada aos pés de Jesus ouvindo os ensinamentos do Mestre, enquanto Marta sua irmã andava de um lado a outro muito agitada e ocupada com o serviço doméstico.

Não se agüentando Marta chega até Jesus e diz: “Senhor não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha no serviço? Ordena-lhe que venha me ajudar”.

Jesus então respondendo disse: “Marta! Marta! Andas ansiosa e preocupada com muitas coisas, mas uma só é necessária, Maria ESCOLHEU A BOA PARTE, e esta não lhe será tirada”.

Muito interessante não? De um lado Maria fazia o que realmente lhe era mais importante e lhe dava satisfação, enquanto Marta não conseguia evitar a fadiga e nem mesmo se dava conta que era necessário parar por alguns minutos para ouvir os ensinamentos de Jesus.

Na nossa caminhada muitas vezes nos encontramos da mesma forma que Marta. Por mais que tentamos e nos esforçamos não conseguimos escolher a melhor parte, ou seja, aquela que realmente nos da alegria e satisfação e que não pode ser tirada.

Atualmente em função da síndrome de Marta, permita-me assim chamá-la, perdemos a boa parte, mesmo que involuntariamente, além do que as circunstâncias e o ambiente ao qual estamos inseridos tendem a tirar o nosso sono, motivação, saúde e alegria.

E assim caminhamos querendo fazer tudo, mas não fazendo nada...

Se lhe fosse perguntado: Há quanto tempo você não escolhe sua família? Seus amigos? Sua vida com Deus? O que você responderia?

Em contrapartida você pode estar se perguntando: Mas como escolher a boa parte?

Particularmente creio que tudo começa com atitudes. Assim como Maria, devemos ter os nossos corações inclinados ao aprendizado e também as escolhas que possam realmente nos edificar e trazer satisfação pessoal.

Devemos ficar atentos para que as “muitas coisas” não tomem o lugar da boa parte.

Um forte abraço,

Carlos Ramalho
In: 24/04/2005

13 comentários:

Karlla Cotta disse...

>----------CARLINHOS, o maor está esfriando e logo ele que é a melhor
parte, pois a palavra fala que por mais que falarmos na lingua dos anjos, se
tivessemos profundos conhecimentos... sem amor de nada serviria. nós como
igreja de Jsesus, devemos nos ater a esta realidade para não nos
encontrarmos como a igrea de Èfeso que perdera o primeiro amor! Que o Senhor
te encha do seu amor genuino.
karlla.

Fabiana Viana disse...

Parabéns pelo belíssimo texto !

Com certeza vc faz a diferença pela pessoa maravilhosa que é !

Obrigado por ter feito a declaração pra mim tá ?

Saudades

bjs,

Fabi

Mayra Ferreira disse...

Muito lindo!
Obrigada!
Abraço,
Mayra

José Luiz disse...

Deputado Carlos Ramalho, Esse texto bíblico é deveras interessante. Só que às vezes corremos o perigo de ao escolher bem a boa parte esquecermos dos afazeres e obrigações desse mundo. Jesus mostrou que não é o trabalho e as preocupações desse mundo que são mais importantes, mas também não afirmou que podemos viver sem a luta diária. Marta se excedeu nas suas tarefas e o que é pior: ainda ficou queixosa com a atitude de Maria. Peçamos ao Cristo que nos dê luz e forças para levarmos a nossa cruz do dia-a-dia, pois quem quiser segui-Lo, tem de levar essa cruz, às vêzes por demais pesada. Mas o fardo de quem segue a Jesus verdadeiramente se torna leve, como Ele mesmo o disse. Um grande abraço, J Luiz

Hermínio Ramos disse...

E impressionante como você retratatou fielmente atraves das palavras a realidade dos dias de hoje, "Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade." Efésios 5.15-16

Pense:
"Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima..." Jesus

Ore:
Senhor do presente e do futuro, ajuda-nos a viver intensamente o dia de hoje com alegria, trabalhando com dedica-ção, servindo-te e ao nosso próximo, sem perder jamais a visão do amanhã contigo. Em Cristo. Amém. Obrigado pela palavra. Hermínio Ramos

Luciana Nosseis disse...

Carlinhos, muitas vezes não temos tempo de conhecer e reconhecer as pessoas que nos cercam. Que sejamos a "Maria" do ensinamento do mestre. Parabéns pela iniciativa de ajudar o próximo por meio da palavra. Acredito que todos temos algo de bom para passar aos outros. Que não deixemos as oportunidades passarem em branco. Abraço.
Luciano J. Nosseis Santos

Teresa Cristina disse...

Muito obrigada pela lembrança.

Jaqueline Alves disse...

Muito legal."Escolher o que realmente tende a ser o melhor pra gente."

Elizabeth Rodrigues disse...

Carlinhos, bom dia. Não sei se disse antes, mas cada dia que passa percebo que você é um servo fiel de Nosso Deus usado pelo Espírito Santo para alcançar as pessoas.Suas palavras edificam a minha vida espiritual. Que Deus lhe abençõe muito! Grande abraço, Elizabeth Rodrigues

Fabiana disse...

Fala Carlinhos!

Lindo texto e com certeza falou muito em meu coração. Tô com saudades, vê se não some não viu? pois gosto demais de vc!

Uma ótima semana e que Deus abençõe todo o seu caminhar pois merece!!!

Beijos e um enorme abraço pra vc!!!

Fabiana

Eliana Mendes disse...

Carlinhos, Nada como começar a semana com mensagens de otimismo.Que Deus continue ti iluminando para continuar escrevendo mensagens

Kenia Lemos disse...

ESTE TEXTO ESTÁ ÓTIMO

Adryana Carneiro disse...

Carlinhos, gostei muito e concordo plenamente com você...