quinta-feira, 10 de setembro de 2009

DOZE DE OUTUBRO

(Carlos Ramalho)
.
Mais um doze de outubro está chegando e na próxima terça-feira o Brasil de norte a sul se aquieta para curtir mais um feriado, além de comemorar o dia das crianças e da padroeira.
.
Se pararmos para pensar, não é de hoje que o dia doze de outubro traz consigo uma grande mudança de hábito para as famílias brasileiras. Muitas pessoas param para refletir sobre dois temas importantíssimos existentes na nossa nação: INFÂNCIA e RELIGIÃO.
.
Do ponto de vista infantil, a televisão, além de ditar as tendências do momento, como sempre exerce um enorme poder de influência na vida das crianças. E envolvidas num clima festivo elas criam um mundo imaginário, onde tudo parece muito simples e fácil de obter.
.
Os pais como sempre correm como loucos em busca do presente ideal na tentativa de agradar os filhos. Existem aqueles que por falta de condições simplesmente deixam que o doze de outubro "passe de liso", ou seja, é cada qual vivendo sua realidade.
.
Já do ponto de vista religioso, é interessante observarmos que muitas pessoas só buscam se alimentar espiritualmente em datas como essas. Existem aquelas que se voltam para agradecer por uma graça alcançada, outras se voltam à fazer sacrifícios em busca de um milagre e existem ainda aquelas que simplesmente se acham na obrigação de pelo menos uma vez ao ano participar de um culto religioso.
.
Se analisarmos o nosso contexto social, veremos que a situação de muitas crianças é de total abandono e entrega a própria sorte. Outras por mais que tenham família constituída não encontram uma base forte de amparo e apoio para vencer na vida. Você pai ou mãe que lê este texto, e você também que pretende se casar algum dia e ter filhos pode evitar muitos dissabores e tristezas em relação a conduta dos seus filhos.
.
No livro de Provérbios capítulo 22 versículo 6 diz assim: "ENSINA A CRIANÇA NO CAMINHO EM QUE DEVE ANDAR, E ATÉ QUANDO ENVELHECER, NÃO SE DESVIARÁ DELE". Interessante não é?
.
Você já ouviu aquele ditado que diz que educação vem do berço? É algo mais ou menos assim. Se você ensinar o seu filho ele certamente será um homem ou uma mulher de bem por toda vida. Lembre-se, portanto, que a sua presença pai e mãe vale mais que mil presentes.
.
Meus pais particularmente nunca tiveram condições de presentear nenhum dos filhos em datas comemorativas, nem mesmo em aniversários. Entretanto souberam educar a cada um com amor e repreender com mansidão. Nunca levantaram sequer a voz para qualquer um dos cinco filhos e em todo o tempo se mostraram e se mostram pessoas, íntegras, sinceras, amorosas.
.
Meu desejo é que você venha conhecer e experimentar as ricas bençãos do Senhor para você e toda a sua casa.
.
Forte abraço,
.
Carlos Ramalho
In: 10/10/2004

Nenhum comentário: