segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO - PARTE I


Acontecerá de 14/12 a 17/12 em Brasilia a 1ª Conferência Nacional de Comunicação cuja proposta é debater e aprovar propostas apresentadas nas etapas estaduais que servirão de subsidio para o congresso nacional propor um novo marco regulatório para as comunicações no Brasil.

As Conferências nacionais são um espaço de discussão entre os diversos setores da sociedade que visa elaborar e propor políticas públicas. Neste contexto é no processo democrático das conferências que são organizados os debates, identificadas as diferentes visões sobre um determinado tema, mapeados os dissensos e construídos os consensos.

Com o tema central “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a 1ª Confecom se desenvolverá em três eixos-temáticos: “Produção de Conteúdo”, “Meios de Distribuição” e “Cidadania: direitos e deveres”.

Conforme já havia compartilhado com todos que acessam este blog participei da etapa estadual da Confecom entre os dias 13 e 15/11/2009 sendo eleito delegado para participar da etapa nacional.

Bem, aqui estamos em Brasilia na capital federal. Chegamos em um voo da TAM por volta das 11:50, graças a Deus o vôo foi excelente, sem turbulências. Estamos hospedados em um excelente hotel chamado Brasilia Golden Tulipa, praticamente do lado do Palacio da Alvorada, residência oficial do Presidente Lula. (Acho que vou lá tomar um café com ele e dona Marisa - risos).

Já concluímos os procedimentos de credenciamento e neste exato momento (18:13 hs do dia 14/12) estamos no auditório principal do centro de convenções Ulysses Guimarães aguardando o inicio da abertura oficial do evento que dentre outras personalidades terá a presença do ilustre presidente da Republica Luis Inácio Lula da Silva.
.
A abertura oficial atrasou bastante gerando descontentamento e revolta entre os participantes que ora vaiavam, ora aplaudiam no tocante a chamar a atenção da organização para inicio dos trabalhos. Já estávamos cansados de assistir um video da cantora Maria Rita (risos).
.
Passaram por aqui hoje vários politicos dentre eles os deputados Federais: Jô Moraes (PC do B - MG); José Genoino (PT - SP); Também se fizeram presentes o Deputado Estadual Carlim Moura (PC do B - MG) e o Senador Wellington Salgado (PMDB - MG) dentre outras autoridades e convidados.
.
Rodeado por seguranças e políticos do alto escalão Lula chegou e a euforia foi geral. Diversos ministros e representantes da sociedade discursaram e Lula por sua vez mostrou por que é amado por todos os brasileiros, ou quase todos, claro! Falou o que a platéia desejava ouvir e foi muito aplaudido. Já o ministro das comunicações Helio Costa se quer conseguiu finalizar seu discurso tamanha era a agitação e manifestação de diversos participantes que gritavam em coro: "O Hélio Costa seu fanfarrão, o empresário é o seu patrão". Confira no video.
.
O mais inusitado enquanto Lula discursava foi ouvir um senhor gritar do meio da platéia os seguintes dizeres: "Lulinha, o Brasil te ama". Nem o presidente conseguiu segurar o riso, embora tenha tentado.
.
Após o discurso de Lula o evento foi finalizado com a convocação de todos os delegados para o dia seguinte.
.
Abraços,

Carlos Ramalho
Direto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasilia-DF

Nenhum comentário: