sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO - PARTE IV

Chegamos ao último dia 17/12 da CONFECOM.
.
As 8hs da manhã nos dirigimos para o Centro de Convenções cuja previsão de inicio dos trabalhos é às 9hs. Hoje serão votadas pela plenária as 10 propostas priorizadas por cada grupo de trabalho que não atingiram 80% de votos válidos conforme prevê o regimento.
.
É grande a movimentação aqui no Centro de Convenções de delegados e delegadas bem como de observadores, convidados e da imprensa que está cobrindo o evento.
.
A parte da manhã está discorrendo em clima de muito debate no tocante a defesa das propostas. Cada seguimento aqui representado faz seu movimento visando garantir que seus delegados votem favoravelmente a temas que lhe são viáveis.

video

Muitos temas polêmicos estão na pauta para serem apreciadas pelos delegados e delegadas presentes no plenário. Exemplos são as propostas que versam sobre a descriminalização das rádios piratas comunitárias com consequente anistia para os envolvidos; Redução de impostos; Universalização das comunicações em seu sentido amplo; Criação de conselhos gestores de comunicação, dentre outros.
.
A votação está ocorrendo eletronicamente. Cada delegado e delegada tem em mãos um dispositivo para escolha de seu voto. A opção 1 é para os favoráveis a proposta. A opção 2 é para voto contrário a aprovação e a opção 3 abstenção..
.
Alguns segmentos em determinadas votações tem empreendido alguns gritos de ordem, principalmente se alguma proposta de interesse dos mesmos é reprovada. Em alguns casos chegam inflamados e em coro a gritar: "Não, não, não a Confecom"... Mas os trabalhos seguem e os ânimos se esfriam.
.
Daqui a pouco a sessão plenária será interrompida para que possamos almoçar. A previsão de retorno é para as 15:00 hs.




Plenária retomada para continuidade dos trabalhos de votação das propostas. A expectativa é que por volta das 18:00 horas o evento seja encerrado. Pelo andamento não será possível apreciar a totalidade das propostas.

Diversas questões de ordem estão sendo levantadas no tocante que as propostas não apreciadas na plenária sejam incluídas a parte no caderno de resolução o que foi prontamente aprovado pelos delegados e delegadas presentes.

video

Finalizado as votações, o último ato será o encaminhamento da mesa no tocante a submeter ao plenário que delibere sobre a aprovação das moções, num total de 10, conforme regimento. Lembrando que Moção nada mais é que uma proposta de "destaque" a algum tema ou assunto relevante: exemplo: "Moção de Apoio ao Projeto de Lei XYZ que versa sobre a necessidade de diploma para se exercer a profissão de jornalismo".

Em suma, a 1ª Conferência Nacional de Comunicação aguardada por mais de 20 anos pode ser considerada um marco na história do país. O evento cumpriu seu papel no tocante ao que foi proposto. Deixo registrado que nem mesmo alguns problemas operacionais de pequena natureza foram capazes de contrapor a importância histórica deste evento.

video

Mais uma vez pude vivenciar que um processo democrático vigoroso, forte e intransigente se constrõe com a participação de todos os segmentos da sociedade ainda que os mesmos precisem se aprimorar politicamente.
.
Belzonte, já tamo chegano. Oh sardade sô!
.
Fiquem com Deus e até a próxima
.
Carlos Ramalho
Direto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasilia - DF

Nenhum comentário: