quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

VOCÊ TEM FOME DE QUE? VOCÊ TEM SEDE DE QUE?

(Carlos Ramalho)
.
E Jacó cozera um guisado; e veio Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado. Então disse Jacó: Vende-me hoje a tua primogenitura. Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura. (Gênesis 29-34).
.
A passagem bíblica acima registrada em Gênesis 29-34 tem muito a ver com nossas vidas. Atualmente temos vividos dias em que a busca e a auto-afirmação tem sido motivo de preocupação e muitas vezes até de desespero.
.
Antigamente, por exemplo, para se arrumar um emprego bastava, quando muito, ter o 2º grau completo. Hoje, entretanto, as coisas são bem mais diferentes. As empresas exigem cada vez mais especialização de seus futuros empregados. Este tipo de situação não ocorre apenas na nossa área profissional. Ela permeia nosso "ser" como um todo. E assim caminhamos em um "mundo" sem consciência que muitas vezes dita como devemos agir, ser, viver... Somado a tudo isto existe uma sociedade que vive enraizada em costumes, tradições, medo, ignorância, tendo em mente que tudo só vai vir a piorar com o passar do tempo.
.
Agora preste atenção! Nós vivemos em meio a está sociedade. Nosso papel entretanto deve ser aquele para o qual Jesus nos chama em Mateus 5:14 em que devemos ser Luz do mundo e Sal da terra. Mas muitas vezes esquecemos deste principio uma vez que sendo jovens precisamos viver, curtir a vida, ou seja, precisamos correr em busca daquilo que nos satisfaça, que nos traga realização pessoal. Afinal teremos muito tempo pela frente não é mesmo??? E assim somos seduzidos pelas paixões passageiras do mundo, mesmo que as vezes contrários a nossa vontade.
.
Se pedíssemos para cada presente analisar e comentar o ato de Esaú certamente teríamos diversas "opiniões" acerca do assunto. A verdade é que sendo Esaú ainda jovem trocou aquilo de mais importante e privilegiado que tinha. A PRIMOGENITURA naquele momento e contexto representava a BENÇÃO. Esaú trocou a BENÇÃO por uma prato de comida.
.
A atitude de Esaú só vem reforçar e mostrar que devemos estar cada vez mais atentos e vigilantes. O mundo tem nos bombardeados com banquetes suculentos cada vez mais frequentes. Esaú nos deixou uma lição. NUNCA devemos trocar ou negociar a BENÇÃO do Senhor. Lembre-se: Ela é única, enriquece e não acrescenta dor. Devemos pedir a Jesus que sonde os nossos corações e as nossas motivações de modo que possamos resistir a estas tentações, ou seja, devemos estar com os olhos fixos no autor e consumador de nossa fé, o qual nós dará uma coroa incorruptível.
.
Forte abraço,
.
Carlos Ramalho
In: 2003

Nenhum comentário: