segunda-feira, 22 de março de 2010

22/03 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

.
Indispensável à sobrevivência de quase todos os seres vivos, a água é elemento singular na vida cotidiana de milhões de pessoas ao redor do mundo. A tão conhecida formula química H2O, cobre cerca de 70% da superfície terrestre, porém apenas 1% deste gigantesco reservatório natural é apropriado para o consumo.
.
Ao longo das últimas décadas o uso irracional e desenfreado da água aliado a degradação ambiental e as mudanças climáticas vem demonstrando que a escassez de água tem se tornado uma tremenda dor de cabeça para sociedade e governo em alguns países mundo afora, e a tendência é se agravar.
.
Considerado como um manancial de recursos naturais, o Brasil figura-se em posição estratégica em relação aos demais países do globo terrestre. Além de possuir uma das maiores reservas de água doce do planeta também se destaca pela produção de alimentos, o que o torna competitivo e diferente em relação a outras nações.
.
No que se refere à água propriamente dita o Brasil precisa avançar no que se refere à preservação deste imenso manancial. O governo precisa desenvolver vigorosas políticas públicas no tocante a garantir investimentos, continuidade e equilíbrio ambiental sustentável.
.

Assim dentro do contexto aqui abordado é preciso deixar de lado a máxima de que a responsabilidade seja tão somente atribuída ao poder executivo e legislativo. É papel do governo, sem sombras de dúvidas, conclamar todos os segmentos da sociedade à implementarem de forma conjunta políticas públicas ambientais. Necessário é também que um grande projeto de educação ambiental seja colocado em prática através de campanhas institucionais e projetos voltados ao interesse comum.
.
Teoricamente tudo parece simples, bonito e de fácil implementação. Entretanto, quero despertar a atenção de cada pessoa que ler este artigo no tocante a repensar “as ações de cada dia”. Na verdade trata-se de um convite a colocarmos em prática aquele velho ditado que diz “se cada um fizer sua parte”, o todo agradece, ou seja, o meio ambiente.
.
Hoje dia 22/03 celebra-se o dia Mundial da Água. Porém será que existe motivo para festejar, uma vez que, o mundo em si e suas reservas naturais padecem e nós seres humanos conseqüentemente?.
.
Para finalizar deixo abaixo para reflexão estrofe da música intitulada RIO interpretada por Chitãozinho & Xororó que diz:
.
“Rio que não tem carinho
Qualquer dia desses vão te dar valor
Nasce limpo e morre sujo
Envenenam tudo, até o próprio amor
Será que eles não percebem
Que a natureza pede pra viver
Enquanto vai morrendo o rio
Nada em sua volta poderá nascer”.
.
Preservar água é preservar vida.
.
Forte abraço,
.
Carlos Ramalho

Nenhum comentário: