sábado, 27 de março de 2010

“GUARDA O TEU PÉ, QUANDO ENTRARES NA CASA DE DEUS” (Eclesiates 5:1)

(Carlos Ramalho)

“Precisa-se de:” ou “Vagas Abertas Para:” diz um anúncio para emprego. Você apressadamente procura saber mais detalhes sobre a oportunidade oferecida e resolve se candidatar. No dia e horário marcado pela empresa ou entrevistador, lá está você, de banho tomado, dentes escovados, um perfuminho e certamente com a melhor roupa para a ocasião. Agora pare para pensar: QUANTAS COISAS VOCÊ TEVE QUE FAZER E PRIORIZAR PARA SE CANDIDATAR A OFERTA DE EMPREGO?.

COMPORTAR-SE adequadamente no local da entrevista; NÃO causar polêmicas; VESTIR-SE alinhadamente; APRESENTAR-SE educadamente e respeitosamente; OUVIR mais que falar; Etc... etc... etc... São posturas requeridas para a ocasião, o momento, e o lugar ao qual você se encontra.

Porém, agora, pare e pense em sua Postura totalmente contrária às descritas acima. Como você acha que o entrevistador reagiria para com sua pessoa?

Assim, também, é na CASA DE DEUS. Devemos vigiar e estarmos atentos em todo momento pela forma a qual temos nos apresentado perante o Senhor. Em I Coríntios 13:11, Paulo diz: Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

Se contextualizarmos, o que Paulo diz acima para nossa realidade atual o que pensaríamos? Talvez você diga: Mas eu não sou menino! Está palavra não tem nada a ver comigo! A palavra “menino” nos traz a imagem e a postura de uma criança pequena que corre e brinca de um lado a outro e que ao redor existem pessoas que estão atentas a cada passo dela.

Porém, nesta passagem bíblica, Paulo também nos chama atenção as coisas de meninos com relação a nossa POSTURA.

GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal”. (Eclesiastes 5:1):

O GUARDAR o nosso pé ao entrar na casa de Deus diz respeito à POSTURA; RESPEITO; REVERÊNCIA; A FORMA COMO NOS APRESENTAMOS DIANTE DE DEUS; É ESTAR ATENTO A FORMA COMO SEU FILHO OU FILHA ESTÁ SE COMPORTANDO DENTRO DA IGREJA, ETC...ETC.

Talvez você pense que não tem problema algum deixar papéis sobre os bancos, pregar chicletes pelas paredes e cadeiras, usar os instrumentos da igreja descuidadosamente, etc. Por outro lado pergunta-se: Você seria capaz de agir da mesma forma em sua casa? No seu local de trabalho? Na casa de um parente?

No dicionário Aurélio a palavra REVERÊNCIA é assim descrita: “1 - Respeito, marcado pelo temor, às coisas sagradas; 2 – Respeito, acatamento".

E você tem tido REVERÊNCIA ao ENTRAR NA CASA DE DEUS?
.
Forte abraço,
.
Carlos Ramalho
In: Jul/2002

8 comentários:

Eduardo disse...

Boa td! Quanto ao artigo sobre “GUARDA O TEU PÉ, QUANDO ENTRARES NA CASA DE DEUS” (Eclesiates 5:1), nos fa pensar que diante de um Juíz num tribunal não podemos ir de qualquer maneira ou se portar de qualquer maneira. Ele é um homem comum igual a nós e nós o reverenciamos. Pois bem, Deus é um ser Espiritual porém Pessoal que se faz presente em Sua Casa quando estamos reunidos em Culto a Ele, mas muitos acham que isto é impossivel ou simplesmente não tem temor e reverência. Agradeço a oportunidade de comentar sobre o assunto.
Abraços, Pr Eduardo Luis

Carlos Ramalho disse...

Prezado Pr. Eduardo Luis, eu é que agradeço pela visita e comentário acerca do texto publicado. Infelizmente percebo que a falta de reverência é como perder Jesus na festa, ou seja, fica tudo natural e perde-se as bençãos e a visão do sobrenatural.
Abs, Carlos Ramalho

Anônimo disse...

A paz do Senhor Jesus irmão Carlos, quero concordar com você no tocante a reverência NA CASA DEUS. Porém não esqueçamos que o texto de Eclesiastes faz referência ao templo que Salomão construio, onde não nos seria permitido entrar, quem prestava culto naquele local era unicamente os sacerdotes e o sumo sacerdote. O que muita gente parece esquecer é que atualmente nós somos morada(templo) do Espírito santo de Deus. Dai a necessidade de de termos reverência no nosso modo de viver, e não unicamente quando vamos a igreja. Meu irmão quase esqueço o texto que você osou de Paulo não é em efesios 13.11, e sim 1º corintios 13.11.
O Deus de paz seja com todo o povo dEle hoje e sempre, amém.
Jairo Batista- seminarista, Email: jairobatista25@yahoo.com

Anônimo disse...

wagner ,joao monlevade,Quanto ao artigo sobre “GUARDA O TEU PÉ, QUANDO ENTRARES NA CASA DE DEUS” particulante foi um desperta as vezes olhamos para direita,esquerta deixamos nos levar pela vaidade de nossos olhos ,pra min foi uma exortaçao abençoada ,obrigado forte abçs pasdo senhor jesus

Carlos Ramalho disse...

Prezado Jairo,

Agradeço muitissimo a visita e o comentário deixado em meu blog ( www.carlosramalho.com.br ).
Alias, comentário muito proveitoso e que tenho por minhas as suas palavras.

Obrigado pelo alerta em relação a referência biblica, já realizei o acerto.

Aproveito para lhe indicar o site www.cristaoshoje.blogspot.com cujo mantenedor é meu cunhado, Carlos Chagas, formado em teologia. Acredito que você encontrara lá excelentes artigos e temas para debate e edificação.

No mais obrigado mais uma vez e que Deus o abencoe hj e sempre.

Abs,

Carlos Ramalho
www.carlosramalho.com.br

Carlos Ramalho disse...

Prezado Anônimo

Que Deus o abencoe e que bom que o texto o edificou.

Abs,
Carlos Ramalho

Lucinalva disse...

Olá Carlos Ramalho

Linda mensagem, precisamos ter reverência na casa de Deus, Ele merece todo o nosso louvor e adoração. Tenha um dia de vitórias.

Carlos Ramalho disse...

Oi Lucinalva,

Obrigado pela visita ao site.
Verdade. A Deus todo nosso louvor e adoração.

Tenha uma vida de vitória.

Abs,

Carlos Ramalho