Não é de hoje que diversos segmentos da sociedade vêm discutindo acerca da urgente necessidade de se buscar diminuir a histórica desigualdade social existentes entre os diversos estados brasileiros.
.
O Brasil por possuir tamanha extensão territorial acaba por se revelar um país apaixonante, complexo, distinto, porém muitas vezes desarticulado e até mesmo desumano, onde cada estado da federação busca se afirmar e se desenvolver economicamente diante de sua conjuntura socio-ambiental.
.
E assim a trajetória de um Brasil contraditório vai sendo contada. De um lado um país que busca se auto-afirmar estrategicamente como uma nação em desenvolvimento rumo ao primeiro mundo e de outro as latentes desigualdades sociais existentes do Oiapoque ao Chui.
.
Dentro do contexto acima e no que se refere à intransigente defesa de algumas figuras políticas no que tange a diminuição das desigualdades causou muita decepção perceber que quando se tem a oportunidade de se fazer algo em favor da grande massa carente da população a pratica é diferente da teoria.
.
O pré-sal foi um achado e como tal pertence à união, pois o petróleo a ser extraído encontra-se em águas profundas na costa brasileira. Desta forma os deputados e deputadas federais do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, imbuídos na legitima defesa dos interesses de seus estados tentaram derrubar a chamada medida Ibsen que uma vez aprovada garantiria divisão dos royalties do pré-sal entre todos os estados brasileiros.
.
Polêmicas a parte, faz-se necessário deixar registrado que a diminuição das desigualdades sociais deveria estar acima dos interesses de “a”, “b” ou "c" ainda que legitimamente o fosse. A divisão dos royalties do pré-sal entre os estados da federação vem de encontro a garantir desenvolvimento sustentável, inclusão social, saúde, educação, renda e trabalho.
..
O momento político é de extrema relevância no que se refere ao marco regulatório do achado do pré-sal e desta forma não seria nada viável deixar esta oportunidade se exaurir. Particularmente espero que o Senado Federal mantenha a proposta aprovada pela Câmara dos Deputados e que o Judiciário não legisle contrariamente a posição do que já fora estabelecido pela camâra. Quanto ao presidente Lula pela inegável luta histórica pela erradicação da miséria e das desigualdades sociais quero crer na irrestrita sanção da matéria.
..
Um país é construído com grandes conquistas, já um país melhor se faz com união e uniformidade.
.
Forte abraço
.
Carlos Ramalho
.
Leia outros artigos de Carlos Ramalho acessando o site: www.carlos-ramalho.blogspot.com
6 comentários:
Oi Carlnhos
Gde Abraço
Tudo bom ??? e a familia ????
Carlim...também acredito na justiça federativa quanto à distribuição do dim...dim...
Entretanto, como vivemos no Brasil, acho difícil esse projeto passar.....
Dessa forma, cabe a nós mineiros, reclamar os Royalties do minério....igualando dessa forma a questão !!!!
Pense nisso...
Fala Carlinhos... Bom???
Aqui, você já tem Twitter? Ele é uma ótima ferramenta pra divulgar seu artigos.
Abs.
muito bom o seu pensamento vc tem meu apoio
Carlinhos, que bom saber q vc apoia o projeto de lei aprovado pelo Senado.
Se queremos fazer desta nação uma sociedade livre, justa e solidária, temos q mudar as nossas atitudes e procurar consertar os erros do passado...
A República Federativa do Brasil é composta da União, 27 estados membros, DF e Municípios... e não apenas de 6 ou 7 estados com interesses políticos regionais...
Temos q pensar no Brasil como o todo... digo isto pq na minha opinião o Sul tem um dívida histórica e social muito grande com os estados do Nordeste e do Norte...
O crescimento deve ser para todos de forma igualitária...
Vc sabe q eu fui um cara q sempre lhe incentivei para q vc entrasse para a política... E volto a dizer q estou aqui distante torçendo para vc...
Confie em vc... Eu tenho certeza q vc vai conseguir...
E quando vc chegar sempre lute a favor dos mais necessitados...
Boa Sorte Carlinhos em sua caminhada...
E quando eu for em Brasília eu espero q Vossa Excelência possa me receber no seu gabinete...
Abraços Carlinhos... Sucesso !!!
Carlos,
bom artigo. Gostei de suas palavras. Tem muita gente fazendo demagogia em cima do assunto, inclusive o presidente Lula.
Abraço,
Rynaldo.
Postar um comentário