sexta-feira, 2 de abril de 2010

PÁSCOA: TEMPO DE REFLEXÃO

(Carlos Ramalho)
.
Mais uma chamada semana santa se aproxima e de Norte a Sul do país os brasileiros se preparam para comemorar o simbolismo da páscoa que se traduz em momentos de fé, esperança e agradecimento a Jesus pelo seu sacrifício na cruz.
.

Historicamente o período pascal traz consigo um sentimento puro, divino e convida a todas as pessoas a refletirem acerca do verdadeiro significado de Jesus e a última ceia. Um detalhe muito curioso e interessante esta justamente no gesto protagonizado por Jesus, o tão conhecido lava pés.
.
Mas, o que de tão importante poderia haver naquele gesto? Não seria apenas mais um ritual dentre tantos que se encontram na bíblia?
.
Particularmente creio que não. Naquele gesto do lava pés, Jesus demonstra e conclama a todos a fazer uma profunda limpeza no coração de forma abandonar tudo que é ruim, mal, ou seja, o fermento velho (I Co 5:7), que não traz nenhum benefício para uma vida plena. Precisamente Jesus convida a nos humilharmos deixando de lado o orgulho que tanto nos impede de crescermos em atitudes que reflitam a mesma postura de Jesus.
.
Um detalhe interessante é que naquela oportunidade Jesus, mesmo sabendo que seria traído, se esvaziou de si mesmo e não se furtou a lavar o pé daquele que seria seu maior algoz. Tenho plena convicção que aquele gesto de Jesus deve ter causado uma grande agitação no coração de Judas. Afinal não seria para menos. Imagina só aquele a quem seria traído lavando o pé do traidor. Poderia Judas estar pensando desta forma? Quem sabe!?
.
Atualmente a páscoa pode até parecer algo figurativo, entretanto vem ano após ano reafirmar o convite a todas as pessoas para que se voltem à essência e o essencial, ou seja, Jesus.
>
Assim, que a Páscoa não seja apenas um momento de confraternização, mas que possa florescer em cada coração o verdadeiro sentido da Páscoa. Que a morte e ressurreição de Jesus Cristo possa representar o encontro diário de uma vida plena e submissa aos mais arraigados valores cristãos ensinados por Cristo.
.
Feliz Páscoa, Feliz Jesus.
.
Forte abraço,
.
Carlos Ramalho

Nenhum comentário: