domingo, 13 de junho de 2010

CONVENÇÃO ESTADUAL PHS - 12/06

Ontém foi um dia histórico que constará na biografia deste que vos escreve. Isto porque foi realizada no plenário principal da Assembléia Legislativa de Minas Gerais a Convenção Estadual do PHS - Partido Humanista da Solidariedade onde foram homologados os nomes dos pré-candidatos a deputados estaduais, federais, senador e presidente da república.
.
Tive a grata satisfação de realizar um pronunciamento transmitido ao vivo pela TV Assembléia para mais de 400 municipios de Minas. Tenho certeza que minhas palavras ecoaram por este estado e impactaram a todos os telespectadores que nos acompanhavam. Naquela oportunidade meu nome foi homologado como candidato a Deputado Estadual. Quanta honra! Quanta responsabilidade!
.
Confira abaixo a integra do discurso e o video postado.

.
CONVENÇÃO ESTADUAL DO PHS - ALMG - 12/06/2010
DISCURSO
Por Carlos Ramalho
.
Sempre fui um sonhador no que se refere atuar de forma a impactar a vida de pessoas através do resgate do pensar para construção de uma sociedade mais justa, solidária e humana. Assim sendo busco ser portador de uma palavra reflexiva, motivadora que muitas vezes alcançam pessoas que sequer terei o privilegio e oportunidade de conhecer.
.
Fazer diferença nem sempre é tarefa fácil. Exige dedicação, entrega, motivação e comprometimento, principalmente no seio de uma sociedade reclusa, amedrontada pautada por pretextos sem contexto e que às vezes ao invés de agregar, opta pelo caminho menos oneroso: o da exclusão.
.
Diante disto, na caminhada diária busco internalizar lições práticas para a vida diante de momentos quer sejam eles de bonança ou escassez, retendo o que é bom e desprezando o que não edifica de forma alimentar a fé, esperança e a alegria em meu coração.
.
Tenho convicção do chamado, da vocação política, dada a leitura global ampla e irrestrita de sociedade, de coletividade. Minha atuação embora em “bastidores”, se assim posso dizer, ora reivindicando, ora participando sempre buscou conclamar pessoas ao resgate do pensar acerca da situação política que tão de perto nos rodeia. Estou certo que ousei plantar algumas sementes as quais espero vê-las germinar, crescer no seu devido tempo.
.
A possibilidade de concorrer a cargos eletivos sempre se fez presente em meu coração e meus sonhos até porque a política por vocação é um oficio nobre e fala por si só.
.
Foi com satisfação que me filiei ao PHS – Partido Humanista da Solidariedade, por encontrar aqui o reconhecimento, a nobreza e destaque de suas lideranças detentoras de mandatos eletivos perante os diversos segmentos da sociedade.
Sei que a caminhada não será fácil. Tenho plena convicção das dificuldades que irei enfrentar ao longo dos próximos meses, porém diante do improvável, buscarei trabalhar para viabilizar a concreta possibilidade de atingir os objetivos propostos.
.
Minas Gerais e o Brasil passam atualmente por profundas mudanças na área política. Desta forma a construção de um modelo político democrático, consistente e vigoroso só vem reafirmar o anseio da sociedade no tocante a importância e expectativa projetada em seus representantes legalmente constituídos.
.
Dentro do contexto acima, Minas Gerais não apenas deseja respirar Liberdade. Minas Gerais deseja respirar confiança e certeza de que homens e mulheres se apresentem dispostos a servirem a sociedade através da política não por profissão, mas por vocação.
.
Rubem Alves em alguns trechos do texto “Sobre Política e Fardinagem” diz:
.
“De todas as vocações, a política é a mais nobre. Vocação, do latim vocare, quer dizer chamado. Vocação é um chamado interior de amor: chamado de amor por um ‘fazer’. No lugar desse ‘fazer’ o vocacionado quer ‘fazer amor’ com o mundo. Psicologia de amante: faria, mesmo que não ganhasse nada.
.
O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo. De que vale um pequeno jardim se à sua volta está o deserto? É preciso que o deserto inteiro se transforme em jardim.
.
Todas as vocações podem ser transformadas em profissões O jardineiro por vocação ama o jardim de todos. O jardineiro por profissão usa o jardim de todos para construir seu jardim privado, ainda que, para que isso aconteça, ao seu redor aumente o deserto e o sofrimento.
.
Assim é a política. São muitos os políticos profissionais. Posso, então, enunciar que: de todas as profissões, a profissão política é a mais vil. O que explica o desencanto total do povo, em relação à política.
.
Escrevo para vocês, jovens, para seduzi-los à vocação política. Talvez haja jardineiros adormecidos dentro de vocês. A escuta da vocação é difícil, porque ela é perturbada pela gritaria das escolhas esperadas, normais, medicina, engenharia, computação, direito, ciência. Todas elas, legítimas, se forem vocação. Mas todas elas afunilantes: vão colocá-los num pequeno canto do jardim, muito distante do lugar onde o destino do jardim é decidido. Não seria muito mais fascinante participar dos destinos do jardim?”
.
Conclamo a todos os mineiros que desejam uma nova maneira de fazer política bem como políticos comprometidos, éticos que se unam a nós nesta caminhada rumo a Assembléia Legislativa de forma a fortalecer Minas Gerais e o Brasil.
.
Assim espero contribuir com o PHS e Minas Gerais através de minha humilde atuação política e literária.

Confira as fotos e vídeo abaixo:


. video

Muito obrigado!
.
Carlos Ramalho
Convenção Estadual – PHS – ALMG – 12/06/2010
www.carlos-ramalho.blogsot.com

Um comentário:

Meu Mundo disse...

Parabéns Carlos, seu discurso vem de encontro com os conceitos que tenho construido durante estes anos todos...
Se nossa geração entender que vocação é o segredo para a realização, nossas universidades se encherão de "transformadores de realidade", onde a vocação é desenvolvida e vira profissão, e o trabalho pessoal é realizador e abençoador, isso nos dignifica não só como individuos mas transforma o ambiente em que vivemos...
Acredito que este é o caminho para sustentabilidade e transformação...
Grande abraço!