terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lançamento do Livro "Em Foco - Reflexões Baseadas em Valores" - Parte II

O lançamento do livro Em Foco - Reflexões Baseadas em Valores e da exposição de pintura abstrata ocorrida no Hotel Acctual foi um sucesso de publico e de critica (rs).

Quero aqui deixar registrado meu muito obrigado, primeiramente a Deus por tão grande privilegio bem como a todos que compareceram no evento para nos prestigiar.

Publico abaixo a integra do discurso que proferi naquela tão memorável e importante noite do dia 27/11/2010.

Existe um provérbio que diz que “A jornada de mil milhas, começa com um passo” e assim o é. Projetar um passo não é simplesmente avançar um pouco mais no tocante ao movimento que envolve a ação, até porque a construção de uma história, no humilde entendimento deste que vos fala, deve estar ligada intimamente a profundos valores no que pese o respeito, valorização e atitude de servir ao próximo. Desta forma, estar aqui hoje indiscutivelmente representa o êxito logrado de vários passos pessoais e coletivos que me permitiram não somente sonhar, mas realizar. Assim, trazer a memória um pouco do vasto histórico de vida até então transcorridos é uma conseqüência lógica neste momento, o que faz com que o sentimento emotivo seja expresso ao som de cada palavra proferida.

Sendo assim, imbuído de um saudosismo sincero não poderia deixar de mencionar acerca:

- Das pessoas que conheci e convivi no campo pessoal e profissional que tanto contribuíram para o meu crescimento como individuo.

- Da época de infância em que não existiam muros e barreiras que hoje tanto nos impedem de tão somente conversamos com nossos vizinhos. De brincar em liberdade pelas ruas até altas horas da noite, onde não nos era imposto responsabilidades tidas como “coisas de adultos”, pois o compromisso maior era estudar.

- Dos colegas, amigos, professores e funcionários do tempo estudantil na Escola Estadual Elza Mendonça Fouly, Colégio Cotemig e Universidade Vale do Rio Verde – UNINCOR Unidade Betim.

- Do tempo em que o SER era mais que o TER, uma vez que a sociedade atual proclama inconscientemente uma inversão destes tão sublimes valores.

Nesta memorável noite em que Deus me concede a grata oportunidade de receber familiares, amigos, vizinhos, admiradores e até mesmo anônimos não poderia deixar de conclamar a todos aqui presentes a refletirem acerca das ações individuais ou coletivas que tem sido empenhada no que tange a transformar e humanizar o meio social em que estamos inseridos.

As lamentáveis cenas da guerra civil declarada que o estado do Rio de Janeiro vivencia hoje é fruto não apenas do despreparo da máquina estatal, mas principalmente da desestruturação familiar e social. Daí o convite e necessidade a refletirmos acerca do nosso papel na sociedade. E é justamente este contexto que envolve o lançamento do livro Em Foco – Reflexões Baseadas em Valores, por se tratar de uma obra literária que congrega artigos, crônicas, cartas e poesias cujo intuito é criar um contraponto reflexivo acerca de temas cotidianos que tanto influência a vida das pessoas.

Dentro do contexto acima, quero agradecer a todos aqueles que me antecederam e que de maneira direta ou indiretamente desbravaram caminhos para que hoje eu pudesse estar aqui comemorando com todos vocês este lançamento. Agradeço também a todos aqueles que sempre me suportaram com criticas, comentários e sugestões acerca de cada texto produzido ao longo dos anos.

Quero registrar um agradecimento especial a toda minha família pelo apoio e suporte em todos os momentos. As minhas irmãs e cunhados meu muito obrigado! A minha mãe agradeço pela educação, dedicação, entrega e sempre disposição.

Quero registrar e destacar um honroso agradecimento ao meu saudoso pai Joaquim Ramalho a quem dedico este lançamento. A Ele minhas eternas palavras de gratidão, respeito, admiração e muita saudade.

A artista plástica Silvia Ramalho minha prima e toda sua família, meu muito obrigado pela parceria e por abrilhantar ainda mais este momento. Você tem um talento nato e como tal nunca o menospreze ou deixe que palavras contrárias confundam o seu coração. Se prepare para outros eventos. Vamos juntos.

Finalizo, porém sem não antes agradecer a Deus pela fé, capacidade e vocação que Ele me concede de servir, cuja essência me faz sonhar, acreditar e realizar. A Ti Senhor toda honra e glória!

“A jornada de mil milhas, começa com um passo”

E você já deu o primeiro passo?

Muito Obrigado


Carlos Ramalho


Não deixe acessar o link para ver as fotos do evento: http://picasaweb.google.com/csssramalho/LancamentoLivroEmFocoReflexoesBaseadasEmValores#

Nenhum comentário: