segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Poesia na Praça Sete - 03/09/2011 - Parte II

Por Carlos Ramalho

.
Palco das mais diversas manifestações políticas e culturais de Belo Horizonte, a Praça Sete de Setembro é sinônimo de diversidade democrática. Sua autenticidade se estabelece e se renova diariamente através do ir e vir de pessoas que por ali desfilam seus encantos e desencantos; encontros e desencontros; tipos e estilos. Uma praça coração de mãe, que ali exposta em suas mais diversas formas, esta sempre aberta a acolher quem quer que seja.

.
Tendo por testemunha o imponente monumento chamado Obelisco e os olhares acolhedores e atentos das pessoas que ali se encontravam Graça Faisão com seu brilhantismo de sempre, declarou aberta mais uma rodada do Projeto “Poesia na Praça Sete”. Era mais uma tarde poética democrática em Belo Horizonte.

.
Após a abertura solene, o poeta e um dos idealizadores do Projeto Rogério Salgado foi convidado a fazer uma saudação a todos os presentes. Com seu sempre carisma e atitude declamou a poesia tema que da nome ao Projeto.

.
Rogério Salgado mencionou que o Projeto Poesia na Praça Sete é realizado para estimular a poesia na vida das pessoas e que é gratificante perceber que às vezes a pequena contribuição poética literária extrapola as barreiras da Capital. Disto isto, convidou o Jornalista e Presidente da FEBAC - Federação Brasileira de Alternativos Culturais, de São Paulo, Arlindo Nóbrega, para uma breve saudação aos presentes.

.
O Jornalista Arlindo Nóbrega parabenizou a organização do evento, e mencionou que “quando se trata de poesia, Belo Horizonte se encontra na vanguarda em relação aos demais estados Brasileiros”. Após a fala do Jornalista, Graça Faisão introduziu a participação do poeta Luiz Gonzaga Marcelino, primeiro convidado do dia a se apresentar.

.
Marcelino iniciou dizendo estar muito feliz em participar do evento e que estava lançando ali, naquele dia, o show precursor de paz e amor. O poeta brindou o público com poesias diversas, inclusive a que denominou de ”Viagem a Belo Horizonte”. Um passeio por bairros e lugares da capital mineira.

.
O segundo convidado do dia foi Victor Óliver que iniciou sua fala dizendo-se poeta iniciante e que só passou a dar mais atenção à poesia, após ter participado da Ophicina de Poesia ministrada por Rogério Salgado e Virgilene Araújo. Os presentes tiveram a oportunidade de apreciar poesias profundas em conteúdo e sentimento. Para finalizar Victor declamou uma poesia denominada “Praça Sete”, em homenagem ao lugar mais democrático de Belo Horizonte, a Praça Sete.

.
Dando seqüência ao evento, no mesmo propósito que era levar poesias as pessoas, foram convidados a participar os poetas Vilson Barbosa, Bruno Arabi e a poetisa Nicy Muniz, carinhosamente chamados de “Grupo Poético da Ophicina Popular de Poesia”, uma vez que, todos eram oriundos da Ophicina Popular.

.
Na seqüência, Virgilene Araujo introduziu a participação da poetisa Márcia Araújo e após sua fala o poeta Luiz Gonzaga Marcelino retornou para leitura de mais algumas poesias. Agora, fazendo uma viagem por lugares e estabelecimentos renomados de Belo Horizonte. Logo após Rogério Salgado foi homenageado pela Graça, mãe do Poeta Victor Óliver, com a leitura de dois poemas de sua autoria.

.
A aula prática pública de poesia comandada por Virgilene Araujo é sempre um momento aguardado por todos, pois é a oportunidade em que anônimos se dão a conhecer e muitas vezes eternizam importância do Projeto “Poesia na Praça Sete”. Neste sábado entraram para o roll do Projeto os participantes: Emannuel, Pedro Alvarenga, Hélio Fontes, Fred Blum e Solange Garzon.

.
Já quase finalizando o evento o poeta Luiz Gonzaga Marcelino retornou para brindar o público com mais três poemas. Ele agradeceu a oportunidade pela participação e presenteou o publico com bombons, sendo (dois) para as mulheres e (hum) para os homens.

.
Por fim, enquanto a equipe técnica desmontava o cenário o grupo “Engenho Sonora” deu uma canja animando o público e encerrando o evento com chave de ouro.
.



























Nenhum comentário: