domingo, 15 de abril de 2012

Lançamento do Livro "Sais"e "Tontinho - do Poeta Rogério Salgado

Por Carlos Ramalho
.
Lançar um livro não é tarefa fácil. Viver da literatura então nem se fala, principalmente quando inúmeras pesquisas retratam que o Brasileiro de modo geral tem pouca apreciação pela leitura. Dentro deste cenário é provável que brilhantes literários tombaram ao longo do caminho devido a falta de perspectivas, apoio e principalmente pelos altos custos que envolvem a causa literária. Entretanto, ainda bem que existem desbravadores que ousam sonhar e remar contra correntezas e incertezas e com o passar do tempo se firmam pela qualidade literária e o legado construído a duras penas com muito esforço e dedicação.
.
Este é o caso do renomado poeta Rogério Salgado* que este ano comemora 37 anos de carreira com o lançamento dos livros “Sais” — uma belíssima coletânea que reúne poesias sobre temas diversos acerca do cotidiano e “Tontinho”— um divertido conto que narra à história de um bebum que adorava samba, reeditado em edição comemorativa pelos 30 anos (1982) do primeiro lançamento.
.
O coquetel e noite de autógrafos aconteceram no último dia 10 de abril na livraria Status, Rua Pernambuco, 1150 no coração da Savassi em Belo Horizonte. O concorrido evento foi prestigiado por inúmeros poetas, amigos e familiares do autor. E como não poderia deixar de ser a manifestação poética deu o tom do andamento da festa onde poetas e poetisas puderam fazer uso da palavra brindando o público presente.
.
Eu, estive por lá e deixo algumas fotos como registro para todos os que acompanham este blog.
.
(*) Rogério Salgado é natural de Campos dos Goytacazes, interior do estado do Rio de Janeiro. Filho da pianista Glória Salgado, cresceu ouvindo sua mão tocar piano e recitar poemas em saraus dentro de casa. Em 1980, com a morte da mãe, mudou-se para Belo Horizonte. Em 1983 criou a revista Arte Quintal, um dos mais importantes veículos culturais da época. Em 1993 criou o projeto “In/Sacando a Poesia”, que consistia em colocar poemas dentro de saquinhos de embalar pães nas padarias. Idealizou e realiza, em parceria com Virgilene Araújo, o Belô Poético - Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte evento que desde 2005 reúne, na capital mineira, poetas de vários estados do Brasil e do exterior. Figura em muitas antologias, entre elas: “A Poesia Mineira no Século XX” (Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil. Publicou mais de 20 livros.



Rogério Salgado e Carlos Ramalho


O Poeta Rogério Salgado


Carlos Ramalho e a Poetisa Euriades Lemos

Carlos Ramalho e o Poeta Luiz Gonzaga Marcelino

Nenhum comentário: